SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESENHA CRÍTICA: valorização da pessoa idosa
DOI:
https://doi.org/10.62556/0ebh4a85Palabras clave:
EJA idosos, Sequência didática, Resenha críticaResumen
Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar o trabalho com a sequência didática “Resenha crítica: valorização da pessoa idosa”, aplicada nas turmas de EJA de idosos do CEM. A partir do projeto de valorização do idoso e da denúncia do etarismo, o gênero resenha crítica é trabalhado como uma adaptação do conceito de sequência didática nos termos de Dolz e Schneuwly, (2004). Atividades culturais tais como, assistir a filmes e participar de um “café com dança” motivaram o trabalho do gênero resenha crítica, cuja seleção tem o objetivo de desenvolver a capacidade de descrever e analisar eventos e artefatos culturais, bem como melhorar o nível de letramento dos alunos da EJA de idosos a partir de atividades de leitura,escrita e análise linguística. O trabalho com a sequência “Resenha crítica: valorização dapessoa idosa” foi muito fecundo, o que se comprova com a produção final da sequência didática, a revista “CineCEM”, que traz as resenhas do vídeo “Nossas experiências: segredos de uma vida feliz em qualquer idade” assinadas pelos alunos da EJA de Idosos. Concluímos, portanto, que a sequência didática é muito eficaz para o trabalho com língua portuguesa, pois permite que leitura, escrita e análise linguística sejam compreendidas pelo aluno de forma integrada.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 ROBERTA GRAZIELLA TAVELA (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.